sábado, 25 de fevereiro de 2012

FORMAÇÃO EM BLOG




A nossa HTFC (Hora de Trabalho com Formação Continuada) desta sexta-feira 24/02/2012 foi com o professor Antônio Luceni. O tema do encontro foi "Blog".

Com toda a inovação tecnológica que podemos utilizar nos dias de hoje o blog é muito útil para a troca de informações com pessoas da nossa área de trabalho, além da divulgação do trabalho que realizamos.

No artigo "O blog como ferramenta para a construção do conhecimento e aprendizagem colaborativa" de Conceição Ap. Pereira Barbosa e Claudia Ap. Serrano, a citação de Moran (1999 e 2002) aponta para a cultura divergente centrada no convencional ensinar-aprender, onde professores falam e os alunos ouvem, muitas vezes de forma passiva e com pouca ou nenhuma participação; os alunos precisam aprender que aprender a aprender de maneira colaborativa é mais importante que aprender sozinho; um professor que seja capaz de mobilizar e manter motivada uma comunidade virtual de aprendizes em torno de sua própria aprendizagem.

Quando nos colocamos novamente na posição de alunos, nem sempre nos comportamos como cobramos de nossos alunos....hoje além de já termos adquirido um maior conhecimento, com a correria do dia-a-dia e inúmeros compromissos que devemos cumprir quase ao mesmo tempo...na hora que voltamos a ser alunos, nos tornamos indisciplinados, nem sempre obedecendo como gostamos de ser obedecidos, não por maldade ou indisciplina, mas por ansiedade...

Mas como todos os encontros com o professor Antônio Luceni, este também foi excelente, muito proveitoso, pois nos auxiliou em aprendizagens que muito nos facilitará o trabalho com nossos alunos "especiais". Muito obrigada e espero em breve estarmos juntos novamente e aprender muito mais!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário